Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

5º Esqd C Mec – Dia da Cavalaria

Castro (PR) – No dia 12 de maio, o 5º Esquadrão de Cavalaria Mecanizado realizou uma solenidade alusiva ao Dia da Arma de Cavalaria e a entrega da Boina Preta, símbolo do combatente blindado e mecanizado, aos militares incorporados em 2018.

A cerimônia foi presidida pelo General de Brigada Alcides Valeriano de Farias Júnior, Comandante da 5a Brigada de Cavalaria Blindada, e contou com a presença de Comandantes de Organizações Militares do Estado do Paraná, antigos integrantes do Esquadrão, alunos do Colégio Militar de Curitiba e familiares convidados.
Foi exaltada a figura do Marechal Manuel Luiz Osório, herói da Guerra da Tríplice Aliança e Patrono da Arma de Cavalaria do Exército Brasileiro, nascido em 10 de maio de 1808. O Patrono foi representado por um cavalo tordilho encilhado com botas para atrás e escoltado por uma ala de lanceiros do Colégio Militar de Curitiba.
O General Alcides entregou a Boina Preta ao Soldado Mainardes, destaque da Operação Boina Preta. Os demais soldados incorporados em 2018, receberam a Boina Preta de seus familiares. Ao término da formatura, o destaque conduziu a Oração do Combatente Blindado.
A Cavalaria Brasileira, quer Hipomóvel, Mecanizada ou Blindada, inspirada pelo seu Patrono, renova o compromisso com o passado de glórias e o futuro de desafios, impelida pelo mesmo espírito cavaleiro do “Bravo dos Bravos”, com tudo o que ele representa: decisão, lealdade e nobreza de atitudes.
Fizeram parte da atividade uma demonstração do Pelotão de Cavalaria Mecanizado e uma carga de Cavalaria.

FOTO (1)

FOTO (8)

FOTO (14)

FOTO (15)

 

Fotos: Divulgação

registrado em:
Fim do conteúdo da página