Ir direto para menu de acessibilidade.
Início do conteúdo da página

5º B Sup - Dia da Intendência

Curitiba (PR) – Na manhã de 12 de abril, o 5º Batalhão de Suprimento realizou, no “Aquartelamento da Ponte Preta”, a solenidade comemorativa ao Dia da Intendência.

No evento estiveram presentes o General de Brigada Aléssio Oliveira da Silva, Comandante da 5ª Região Militar, comandantes de Organizações Militares da Guarnição de Curitiba, antigos integrantes do 5º B Sup e do Ex Combatente da FEB, Tenente Flávio Costa.

A mais autêntica homenagem, que se pode prestar aos grandes vultos da Pátria, é manter viva a lembrança de seus feitos, interpretar os acontecimentos de que participaram e recolher os dignos exemplos que nos legaram, tal como o General Carlos Bitencourt, que destacou-se como encarregado da Logística nas operações desenvolvidas pelo Exército, na Campanha de Canudos.

Recém-empossado como ministro da Guerra, interveio pessoalmente na campanha, cujo óbice maior era a ausência de uma cadeia de suprimentos, que dificultava o bom desempenho das forças legais. Organizou e sistematizou o transporte de pessoal e material, tornando efetivo e contínuo o fluxo de reabastecimento das tropas, o que possibilitou a derrota dos rebelados. Sua brilhante atuação foi essencial para o resultado final daquele conflito.

DSC 0038Resultado

IMG 1256Resultado

IMG 1288Resultado


Fotos: Sd Wilson e Sd Waldera

registrado em:
Fim do conteúdo da página